
A edição de 2025 da Semana da Interculturalidade, que decorre a partir desta terça feira e até 13 de abril, visa desmistificar ideias preconcebidas sobre a população migrante, a residir no distrito de Portalegre, onde já se contabilizam mais de 30 nacionalidades.
A iniciativa, promovida pelo núcleo distrital de Portalegre da Rede Europeia Anti Pobreza (EAPN) assenta em ações de sensibilização, em defesa dos valores da solidariedade, igualdade e respeito pela diferença.
Em declarações à Rádio Portalegre, Isabel Lourinho, porta voz da organização, disse que a campanha de sensibilização, junto da comunidade, inclui um Roteiro em vídeo, que divulga “Factos e Testemunhos sobre a Imigração e Interculturalidade” no Alto Alentejo.
A mesma responsável disse que, no distrito de Portalegre, “existem ainda algumas ideias não muito favoráveis ao migrantes”.
Isabel Lourinho sublinha que o território do Alto Alentejo “precisa” de mão de obra de estrangeiros e afirma que não existem motivos para “ter receio” dos migrantes.
A Semana da Interculturalidade é uma iniciativa que conta com mais de trinta parceiros a nível distrital, para um programa com mais de 40 atividades, em vários concelhos do Alto Alentejo.
A sessão de abertura irá decorrer, esta terça feira, pelas 14h00, no Auditório Abílio Amiguinho da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS) do Politécnico de Portalegre.