
Portalegre prepara-se para ser novamente o epicentro do Trail Run em Portugal nos dias 25, 26 e 27 de abril. Após um ano de interregno, o Ultra Trail de São Mamede (UTSM) organizado pelo Atletismo Clube de Portalegre regressa com diversas novidades, consolidando-se como uma referência desportiva e cultural na região e para além dela.
Até ao momento, mais de 600 atletas de 12 nacionalidades diferentes confirmaram a sua inscrição, reforçando o caráter internacional da prova. Entre os participantes, há uma ampla faixa etária, dos 4 aos 72 anos, o que evidencia o apelo inclusivo da competição. Representantes de países como Brasil, Reino Unido, França, Alemanha e Nepal, além de Portugal e Espanha, marcarão presença, tornando a edição de 2025 um verdadeiro encontro global.
O evento oferece quatro distâncias diferentes, com destaque para a prova principal com um percurso de 102 km a decorrer quase na totalidade no Parque Natural da Serra de São Mamede, com início às 22:00 do dia 25 de abril e envolve atletas experientes em ultramaratonas, contando já com 160 inscritos.
Além da prova principal, os atletas podem competir na Ultra distância de 50 km, com partida agendada para o dia 26 de abril, às 09:00, na Ponte Romana da Portagem, em Marvão; o Percurso dos 25 km, a ter início no dia 27 de abril, às 09:00, em Alegrete, e o Percurso Curto de 15 km, com arranque às 09:30 do mesmo dia, em reguengo.
Além disso, o evento integra uma prova de caráter social que consiste nos primeiros 10 km da distância principal. Esta iniciativa altruísta, que envolve mais de 50 participantes, tem como objetivo angariar fundos para parceiros solidários como a Cerci e a Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Uma das grandes novidades deste ano é que todas as chegadas das diferentes provas acontecerão no Jardim da Avenida da Liberdade, conhecido como Jardim do Tarro.