A terceira edição dos “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” abriu, esta sexta feira, com uma enchente na Igreja de São Francisco, em Portalegre.
O evento promovido pela Autarquia local, reúne duas dezenas de produtores de vinho e este ano é complementado com um festival transfronteiriço, denominado “Tascas e Bodegas”, a decorrer no Largo do Convento de São Francisco.
Na inauguração, ao final da tarde desta sexta feira, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho frisou que estas iniciativas têm como principais objetivos, promover os vinhos, os produtores a cultura e a gastronomia.
Segundo a autarca, na edição deste ano a expetativa aponta para cerca de 4 mil visitantes, quase o dobro do número registado em 2023.
Para os produtores, a promoção num certame exclusivamente dedicado aos vinhos, num espaço nobre da cidade, é importante e valoriza este produto endógeno.
Em declarações à Rádio Portalegre, Diogo Vieira, em representação dos vinhos “Altas Quintas” e João Feio, da “Casa da Urra”, salientaram que esta é uma feira de referência dos vinhos da serra de São Mamede, onde aproveitam para lançar néctares exclusivos e diferenciadores.
Vinho, gastronomia, música, dança e humor, são os ingredientes dos “Vinhos de Altitude – Serra de São Mamede” a decorrer até sábado e do festival “Tascas e Bodegas”, que encerra no domingo.