Orçamento

Portalegre:Orçamento camarário para 2024 aprovado com voto de qualidade do presidente da AM

A Assembleia Municipal (AM) de Portalegre aprovou, esta sexta feira, o orçamento do município para 2024, no valor de 31,2 milhões de euros, menos 2,6 milhões de euros em comparação com o orçamento deste ano.

As Grandes Opções do Plano (GOP) e Orçamento para 2024 foram aprovados em reunião ordinária da Assembleia Municipal de Portalegre, que começou na quinta feira à noite, mas terminou já na madrugada de hoje.

Os documentos previsionais obtiveram 14 votos favoráveis –  dos 10 eleitos da coligação PSD/CDS-PP e de quatro dos presidentes de Junta de Freguesia, eleitos pela Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP) –  e 14 votos contra –  dos oito eleitos do PS, cinco da CLIP e um da CDU – um empate que foi resolvido com o voto de qualidade do presidente da assembleia Municipal, Luís Romão.

Um terço do orçamento camarário, cerca de 11 milhões de euros, destina-se a despesas com pessoal, e 10,6 milhões de euros para despesas de capital.

A presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, assinalou que em 2024 vão investir cerca de um milhão de euros para conclusão das obras remodelação e ampliação da Escola Cristóvão Falcão.

Ainda no plano da Educação, a autarca, sem especificar a verba, indicou que o orçamento prevê um montante para a empreitada da Residência de Estudantes, no centro da cidade, que se encontra em fase de conclusão.

A autarquia vai ainda transferir cerca de 200 mil euros para a Junta de Freguesia da Urra para a obra do cemitério daquela aldeia.

A Assembleia Municipal aprovou ainda o Orçamento dos Serviços Municipalizados de Águas e Transportes (SMAT) de Portalegre para 2024, com um valor de 6.549,235 milhões de euros, mais cerca de 400 mil euros, face ao orçamento de 2023.