Foto Vinhos

Portalegre:Vinhos de Altitude atraem centenas à Igreja de S.Francisco

Produtores e público voltaram a aderir em massa à segunda edição do evento “Vinhos de Altitude-Serra de São Mamede”, promovido pela Câmara de Portalegre com o objetivo de mostrar o “potencial enorme” do enoturismo no Alto Alentejo.

A iniciativa, que abriu sexta feira e encerra este sábado, tem como palco a igreja de São Francisco, em Portalegre, onde estão reunidos mais de duas dezenas de produtores de vinho.

Na abertura do certame, a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, afirmou que o sucesso da iniciativa deve-se essencialmente ao número de produtores que aceitou estar presente.

A autarca sublinhou que o evento é uma mostra do “potencial enorme” do Alto Alentejo, que associa os vinhos à gastronomia, numa estreita parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre.

Os produtores entrevistados pela Rádio Portalegre, nomeadamente Francisco Fino do Monte da Penha e António Chaparro, representante dos vinhos Folha do Meio, enalteceram a iniciativa que dá a conhecer as especificidades dos vinhos produzidos na serra de São Mamede.

A segunda edição dos “Vinhos de Altitude-Serra de São Mamede” abriu sexta feira, ao final da tarde, com um espetáculo de fogo no parque de estacionamento de São Francisco.

O evento apresenta uma programação paralela, com showcookings, degustações, música, sessões sobre vinhos e vinhas do terroir de Altitude e um “open day” na Manufactura de Tapeçarias de Portalegre.

O encerramento vai decorrer no Centro de Artes do Espetáculo (CAE), com um concerto com o grupo “Bandidos do Cante”.