Comidas

Porto da Espada/Marvão: Mais de 200 pessoas esperadas em tradicional almoço das Comidas d’Azeite

A aldeia de Porto da Espada, em Marvão, recebe, este domingo, o tradicional almoço das Comidas d’Azeite, um dos pontos altos da Quinzena gastronómica dedicada ao azeite, que arrancou sábado e que decorrer até ao dia 18 deste mês.

Servido pela Associação Cultural, Desportiva e Recreativa “Portus Gladii”, e com a animação musical garantida pelo “Grupo Trigo Roxo”, este repasto é já a imagem de marca desta Quinzena Gastronómica.

Ao longo de duas semanas, numa iniciativa que cumpre a 19ª edição e é promovida pelo município de Marvão, os restaurantes aderentes apresentam as mais variadas receitas, elaboradas com base na gordura de eleição da dieta mediterrânica e da gastronomia marvanense.

Em declarações à Rádio Portalegre Luís Costa, vice presidente da Câmara de Marvão, que promove as “Comidas de Azeite” destacou a qualidade do evento, que pretende homenagear os produtores de azeite, celebrar a gastronomia típica da região, valorizar os seus produtos endógenos e dinamizar a economia local.

Nos menus dos estabelecimentos aderentes, onde “o azeite é rei e senhor”, vão estar em destaque pratos tão diversos como açorda à alentejana, alhada de cação, boletos salteados em azeite, choquinhos à lagareiro, bacalhau “com todos”, fraca tostada em azeite, polvo à lagareiro, tiborna de azeite e alho com presunto ibérico, entre muitos outros, e que têm no azeite um denominador comum.