Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
White Minimalist Blog Post Linkedin Article Cover 16

Portugal e Espanha dão luz verde à ponte internacional que vai transformar a ligação entre Montalvão e Cedillo

O acordo para a construção da ponte internacional, que vai ligar Montalvão, no concelho de Nisa, à localidade espanhola de Cedillo, em Cáceres, vai ser formalizado, esta quarta feira, na cimeira luso-espanhola, que se realiza em Faro.

Este ato acontece uma semana depois do Conselho de Ministros espanhol ter dado “luz verde” ao contrato para a construção da nova travessia sobre o rio Sever.

Para a presidente da Câmara de Nisa, Idalina Trindade, com a autorização do contrato por parte do Conselho de Ministros de Espanha “foi dado um passo firme” para a construção da nova ponte.

Em declarações à Rádio Portalegre, Idalina Trindade disse esperar que o projeto, que implica um investimento superior a 11,9 milhões de euros, fique concluído até dezembro de 2025.

O projeto de execução, para além da construção da nova ponte, e por consequência a criação da nova ligação transfronteiriça Montalvão – Cedillo, visa a requalificação da Estrada Municipal (EM 1139), em cerca de 9 quilómetros, e a criação de um novo corredor, com cerca de 700 metros, na margem portuguesa do Rio Sever, ligando a referida EM ao início do tabuleiro da obra de arte.

Com cerca de 160 metros de comprimento, a nova ponte comportará um tabuleiro de 11,5 metros de largura, composto por duas faixas de rodagem de 3,5 metros cada, assim como bermas e passeios, com dois arcos gémeos de betão apoiados em maciços de fundação, que evitam assim a colocação de pilares no leito regular do Rio Sever.

O projeto, financiado pelo PRR, garante o propósito de ligar a Extremadura Espanhola ao Alto Alentejo, possibilitando a ligação direta entre Cedillo e Montalvão, reduzindo as distâncias entre si em cerca de 100 quilómetros”.