A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu, este sábado, um aviso à população devido ao risco de ocorrência de cheias e inundações face à previsão de chuva, “por vezes forte e persistente”, nas próximas 48 horas.
No aviso, enviado à Rádio Portalegre, a ANEPC alerta para a possibilidade de inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro, bem como de cheias, potenciadas pelo transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.
A Proteção Civil avisa também para o risco de deslizamentos e derrocadas, piso rodoviário escorregadio devido possíveis lençóis de água, queda de árvores e de postes de comunicações e energia, danos em estruturas montadas ou suspensas e dificuldades de drenagem em sistemas urbanos, entre outros.
Para Portalegre, capital do Alto Alentejo, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê a ocorrência de precipitação, pelo menos, até quinta feira.