
A edição de 2025 dos Jogos do Alto Alentejo encerrou este domingo em Ponte de Sor, com um balanço positivo e perspetivas de crescimento para os próximos anos.
Hugo Hilário, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), destacou a ambição de expandir e melhorar ainda mais o evento, que já se afirma como um exemplo a nível nacional.
O responsável pela CIMAA sublinhou a evolução da iniciativa ao longo dos anos e demonstrou confiança na sua continuidade e crescimento.
Após seis anos à frente da Comunidade Intermunicipal e quase doze anos como presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, considera que há condições para acreditar na expansão dos Jogos do Alto Alentejo.
A iniciativa, que já é uma referência nacional, poderá dar um passo ainda mais significativo, aumentando o número de modalidades e participantes, além de proporcionar momentos especiais aos envolvidos.
O evento contou também com a intervenção de Miguel Rasquinho, delegado regional do Alentejo do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que destacou o papel dos autarcas na promoção do desporto e reiterou o objetivo de colocar Portugal entre os 15 países da Europa com maior atividade desportiva regular.
Carlos Nogueiro, primeiro secretário da CIMAA, por seu turno, reforçou a importância da continuidade dos Jogos do Alto Alentejo, sublinhando que manter projetos desta dimensão nos territórios nem sempre é fácil.
No entanto, este evento tem conseguido ultrapassar os desafios, focando-se na população do Alto Alentejo.
Para Carlos Nogueiro, o envolvimento das autarquias tem sido essencial para o sucesso da iniciativa, garantindo que o desporto se mantém como um pilar fundamental no desenvolvimento da região.
A 23.ª edição dos Jogos do Alto Alentejo (JAA), que reuniu cerca de quatro mil participantes de várias faixas etárias, oriundos de 14 dos 15 concelhos do distrito de Portalegre, arrancou em março.
Organizada pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), esta iniciativa envolveu a prática de cerca de 30 modalidades desportivas, reforçando o seu papel na promoção da atividade física e no fortalecimento dos laços comunitários na região.
