O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, anunciou que a empreitada de construção da Barragem do Pisão, no concelho do Crato, “está prestes a ser adjudicada”.
Em declarações à Rádio Portalegre, na sequência do lançamento, por parte da CIMAA, de um site sobre o projeto de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, Hugo Hilário, tranquilizou, mesmo os mais céticos, de que “não há volta a dar, a construção da barragem do Pisão vai mesmo avançar”.
O projeto de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, inclui a construção da Barragem do Pisão,, com capacidade de rega de cerca de 5.500 hectares e ainda uma central fotovoltaica no valor de cerca de 51 milhões de euros.
O empreendimento visa também o abastecimento às populações dos concelhos de Alter do Chão, Avis, Crato, Fronteira, Gavião, Nisa, Ponte de Sor e Sousel, num total de cerca de 55 mil pessoas.
Com a construção da barragem, reivindicada há décadas, a aldeia do Pisão vai ficar submersa e será construída uma nova aldeia, estando a decorrer o processo de inquérito para garantir que os direitos da população são acautelados.