A primeira Gala de Fados de Portalegre, marcada para 24 de fevereiro, no Centro de Artes do Espetáculo de Portalegre (CAEP), pretende “dar palco às boas vozes” do concelho alentejano, onde residem muitos “fadistas amadores”.
O desafio foi lançado pelo músico Miguel Monteiro, ao CAEP e à Câmara de Portalegre, que acolheram e apoiaram a iniciativa.
Em entrevista à Rádio Portalegre, Miguel Monteiro, disse que o objetivo é “dar oportunidade aos fadistas de Portalegre de pisarem o melhor palco da cidade”.
Miguel Monteiro acrescentou que o evento, que pretende ser anual, aposta essencialmente em vozes do concelho e integra ainda homenagens póstumas a fadistas da região, sendo que, na primeira edição o homenageado será Manuel Gil.
Cristina Trindade, José Claudino, Júlia Ferreira, Manuel Baptista e Maria Armanda Ferreira são os fadistas que vão estar em palco na primeira gala, apadrinhada por Pedro Calado, fadista eborense vencedor do “Grande Prémio do Fado RTP/Rádio Amália”.
O trio de músicos que acompanha os fadistas é constituído por Bruno Mira na Guitarra Portuguesa, Miguel Monteiro Viola de Fado e Carlos Menezes no Contrabaixo.
O evento, de entrada gratuita, tem início marcado para as 21:30 de sábado, dia 24 de fevereiro CAEP.