Terra Treme

Proteção Civil promove exercício “A Terra Treme”

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) promove, esta terça-feira, às 11:14, a décima primeira edição do Exercício Público de Sensibilização para o Risco Sísmico, denominado “ A Terra Treme”.

Trata-se de um exercício nacional organizado anualmente pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, e que visa capacitar a população a saber como agir em caso de sismo.

Saber o que fazer antes, durante e depois de um sismo, nomeadamente conhecer as medidas preventivas e os comportamentos de autoproteção a adotar, é a finalidade desta jornada.   

O exercício compreende a realização de três gestos simples que podem fazer a diferença a quem os praticar perante a ocorrência de um sismo.

A ação desenrola-se durante um minuto, no qual os participantes, a título individual ou coletivo (famílias, escolas, empresas, instituições públicas, privadas ou associativas), são convidados a executar os três gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.

Com esta iniciativa, a ANEPC tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste Exercício a todos os sectores da sociedade civil.

Por todo o país, os Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil e os Comandos Sub-regionais de Emergência e Proteção Civil da ANEPC vão, em parceria com as comunidades educativas locais, Corpos de Bombeiros, Serviços Municipais de Proteção Civil e os demais agentes de proteção civil, promover ações de sensibilização sobre a temática do risco sísmico e as medidas de autoproteção para fazer face ao mesmo, assim como a realização do exercício “ a Terra Treme”.

PUBLICIDADE