Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
Sangue Triénio

Reservas de sangue em baixo renovam pedidos à dádiva regular

A dádiva regular, a angariação de novos dadores e essencialmente o reforço de meios nos bancos de sangue dos hospitais são as soluções apontadas para colmatar a falta de sangue.

Em declarações à Rádio Portalegre, Paulo Cardoso, vice presidente da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre (ADBSP), disse que as reservas atingiram níveis “preocupantes”.

O dirigente lembra que diariamente, os hospitais precisam de 1.100 unidades de sangue e sublinha que a quebra nas reservas se deve, em grande parte, ao cancelemento de colheitas, devido à falta de meios nos bancos de sangue dos hospitais.

O mesmo responsável indica que a captação de novos dadores é uma das bandeiras da associação de Portalegre, que dinamizou, com o agrupamento de escolas José Régio, um projeto de sensibilização que transformou os jovens em potenciais dadores e em promotores da dádiva.

Paulo Cardoso é o vice presidente da ADBSP, cargo que vai manter no próximo triénio (2025/2027), tendo sido reeleito recentemente. Os órgão sociais mantém Carlos Alberto Eustáquio na presidência da associação, que conta ainda com Florinda Vicente, Isabel Lírio, Silvina Narciso, José Rabaça e Carlos Martins. Como suplentes figuram os nomes de Marco Gomes e João Maria Lourenço.