Logo35anos
Torre Portagem

Rota Sefardita vai ligar Cáceres a Castelo de Vide com passagens pelos concelhos de Marvão e Portalegre

Os trabalhos do projeto de cooperação transfronteiriça “Kaminos”, que visa a criação da Rota Sefartida que ligará Cáceres a Castelo de Vide, com passagem pelos concelhos de Marvão e Portalegre, arrancaram, esta quarta feira, na localidade espanhola de Valência de Alcântara.

Em declarações à Rádio Portalegre, o vice presidente da Câmara de Marvão, Luís Costa, que participou na reunião de trabalho, explicou que, no caso do seu concelho o projeto implica uma intervenção na Torre da aldeia de Portagem, de forma a dotá-la de condições que permitam a visita ao local por onde passaram milhares de judeus expulsos de Espanha pelos Reis Católicos.

Luís Costa indicou que também está prevista a criação de um centro de interpretação sobre a temática e a implementação de sinalética nos percursos a criar integrados na Rota Sefardita.

O autarca assinalou que o património judaico é um produto turístico em grande crescimento na região e com um grande potencial de atração de turistas, sobretudo, oriundos de Israel, dos Estados Unidos e de muitos outros países.

Desde há mais de uma década que se tem intensificado a promoção do turismo judaico, em Portugal, tendo sido criada, em 2011, a rede das judiarias – que começa no cemitério judaico de Faro e termina no museu-sinagoga de Castelo de Vide, passando por Lamego, Guarda, Fornos de Algodres e Elvas.