Salgueiro Maia 1200x900

Salgueiro Maia: honra e memória em Castelo de Vide 

Castelo de Vide acolhe, esta quinta feira, a cerimónia de entrega do Prémio Nacional “Memória e Identidade” 2024, a Salgueiro Maia, a título póstumo, atribuído pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico.

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, referiu que a cerimónia “deixa antever um grande momento de notoriedade, bem como na reafirmação da ligação umbilical de Salgueiro Maia a Castelo de Vide”.

O autarca frisou que esta iniciativa “vem em muito valorizar a programação” que o município está a preparar de forma a celebrar os 50 anos de Abril e os 80 anos do nascimento de Salgueiro Maia.

A cerimónia de entrega do Prémio Nacional “Memória e Identidade” 2024, a Salgueiro Maia, vai decorrer a partir das 15:00 no Salão Nobre da Câmara Municipal de Castelo de Vide.

O capitão de Abril, Fernando José Salgueiro Maia, nascido em Castelo de Vide a 1º de julho de 1944 e falecido em Lisboa em 3 de abril de 1992, foi um militar que desempenhou um papel crucial na Revolução de 25 de Abril de 1974, marcando o fim da ditadura em Portugal.

No dia 25 de Abril de 1974, Salgueiro Maia comandou as tropas que cercaram o Terreiro do Paço, forçando a rendição de Marcello Caetano, o último presidente do Conselho, e a entrega do poder a António de Spínola.

PUBLICIDADE