Castelo de Vide vai acolher, em março, a cerimónia de entrega do Prémio Nacional “Memória e Identidade” 2024, a Salgueiro Maia, a título póstumo, atribuído pela Associação Portuguesa dos Municípios com Centro Histórico.
A iniciativa esteve inicialmente agendada para Lisboa, mas foi reagendada para Castelo de Vide, por sugestão do município alentejano, com a devida permissão do presidente da Câmara de Lisboa, Carlos Moedas.
Numa nota publicada na sua página de Facebook, o presidente da Câmara de Castelo de Vide, António Pita, refere que a cerimónia “deixa desde já antever um grande momento de notoriedade, bem como na reafirmação da ligação umbilical de Salgueiro Maia a Castelo de Vide”.
O autarca frisou que esta iniciativa, agendada para o dia 28 de março, “vem em muito valorizar a programação” que o município está a preparar por forma a celebrar os 50 anos de Abril e os 80 anos do nascimento de Salgueiro Maia.
O capitão de Abril, Fernando José Salgueiro Maia, nascido em Castelo de Vide em 1º de julho de 1944 e falecido em Lisboa em 3 de abril de 1992, foi um militar português que desempenhou um papel crucial na Revolução de 25 de Abril de 1974, marcando o fim da ditadura em Portugal.
No dia 25 de Abril de 1974, Salgueiro Maia comandou as tropas que cercaram o Terreiro do Paço, forçando a rendição de Marcello Caetano, o último presidente do Conselho, e a entrega do poder a António de Spinola.