Logonatal
Captura De Ecrã 2024 11 27 153715

Selo da UNESCO deu maior visibilidade e crescente interesse pelo Cante Alentejano

A atribuição do selo da UNESCO ao Cante Alentejano deu maior visibilidade e um crescente interesse por este canto coral, tendo provocado também um crescimento de grupos corais.

Em declarações à Rádio Portalegre, esta quarta feira, dia em que se assinalam os 10 anos da elevação do Cante Alentejano a Património Cultural Imaterial da Humanidade, Bil Malanho, porta voz do Grupo de Cante “Os Lagóias” de Portalegre, admitiu que o Cante Alentejano passou a ser mais valorizado e requisitado para espetáculos depois desta distinção.

Bil Malanho explicou que o Cante Alentejano, distinguido pela UNESCO, é o que é cantado por grupos corais sem recurso a instrumentos musicais, mas considerou que os grupos mais beneficiados acabaram por ser os que usam instrumentos, pelo facto de serem projetos mais comerciais.

Os Lagóias” foram o primeiro grupo de Cante do Alto Alentejo constituído cerca de três meses antes do Cante Alentejano ser classificado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.