
Uma unidade industrial de produção de biometano vai ser instalada em Sousel implicando um investimento de 40 milhões de euros e criando 70 postos de trabalho, 20 diretos e os restantes indiretos.
O projeto inovador na área das energias renováveis, foi apresentado esta sexta feira, e vai ser desenvolvido pela empresa “REGA Energy”. A unidade industrial deverá ocupar 5 hectares, num terreno adjacente à empresa Pasto Alentejano, e entrar em funcionamento em 2028
Segundo uma nota da Câmara de Sousel, o biometano será produzido a partir de efluentes agropecuários, não apenas da Pasto Alentejano, mas também de outros produtores que poderão fornecer matéria-prima, reforçando o compromisso do projeto com a economia circular e a sustentabilidade do setor primário.
Na mesma nota, o município acrescenta que “este projeto posiciona Sousel como um território de referência na produção de energia limpa, promovendo inovação e dinamismo económico na região”.
O biometano é uma fonte de gás renovável que contribui para a redução das emissões de gases com efeito de estufa, tornando-se uma solução sustentável para a transição energética.