Queijo

Tolosa promove a tradição em mais uma Feira do Queijo

Duas dezenas de expositores vão marcar presença na 23ª edição da Feira do Queijo de Tolosa (concelho de Nisa), agendada para este sábado.

O queijo é o rei da festa, que deverá atrair cerca de um milhar de visitantes, mas há também um almoço com a tradicional sopa de sarapatel, artesanato e animação musical.

Em declarações à Rádio Portalegre o presidente da Junta de Freguesia de Tolosa, José Salgueiro, disse que a realização deste evento assenta essencialmente na tradição das queijarias de Tolosa onde, segundo o autarca “é produzido 90% do queijo de Nisa”.

José Salgueiro disse ainda que este certame é “um dos pontos altos” da freguesia e destacou que os expositores de queijos vão ficar no pavilhão multiusos.

A abertura oficial da Feira do Queijo de Tolosa está agendada para as 10:30, com a Banda da Sociedade Musical Nisense, segue-se às 11:00 o concurso e prova de vinhos, produzidos naquela freguesia.

Às 13:00 será servido o almoço e, durante a tarde, há animação musical com o Grupo de Cantares de Gáfete e Toc’a a Marchar de Tolosa.

A partir das 18:00 será servido um porco no espeto e a musica continua com um baile, animado pelo organista João Tocha.