Img 8982

ULS do Alto Alentejo é exemplo para jovens “Influenciadores do Futuro” na promoção da saúde

Um grupo de cerca de três dezenas de jovens de várias zonas do país, visitaram, esta sexta feira, o hospital de Portalegre, no âmbito da iniciativa “Promoção da Saúde: Jovens como Influenciadores do Futuro”.

O evento, pioneiro no distrito de Portalegre, é organizado Direção-Geral da Saúde (DGS) e Conselho Nacional de Juventude (CNJ), com o apoio da Unidade Local de Saúde (ULS) do Alto Alentejo.

A Diretora Geral da Saúde, Rita Sá Machado, marcou presença no lançamento desta iniciativa e explicou que a escolha do distrito de Portalegre se deve ao “bom acolhimento” característico desta zona do país e à intenção de “mostrar aos jovens que a prestação de cuidados de saúde também se faz nestes territórios”.

Img 8988

Sobre os objetivos, Rita Sá Machado disse que o evento pretende “pensar e discutir o futuro da promoção da saúde”, com os jovens como impulsionadores de novas estratégias.

Leonor Quelhas Pinto, Vogal da Direção do CNJ, destaca que este “é um evento que potencia um espaço de auscultação e participação dos jovens”, que enquanto decisores do futuro, assumem um papel central na definição de ações e políticas de Saúde”.

Comunicação em Saúde, Ecossistemas Promotores de Saúde, Mobilização Social e a Navegação no Sistema de Saúde, alinhados com os eixos estratégicos do Plano Nacional de Saúde 2030 e do Plano Nacional de Literacia em Saúde e Ciências do Comportamento 2023-2030, serão os principais temas abordados.

Img 8993

Para Joaquim Araújo, presidente do conselho de administração da ULS do Alto Alentejo, esta iniciativa é uma mais valia, porque “traz valor ao distrito” e pode contribuir para captar recursos humanos essenciais na área da saúde.

A iniciativa “Promoção da Saúde: Jovens como Influenciadores do Futuro”, prosseguiu, este sábado em Castelo de Vide, com a apresentação das estratégias já identificadas pelos jovens.