A União das Freguesias da Sé e São Lourenço, em Portalegre, vai homenagear, sábado, o falecido Eduardo Relvas Bilé, que durante 60 anos, no Dia de São Martinho, percorria as ruas da cidade, “encarnando” o santo da sua devoção.
Eduardo Bilé, que ficou conhecido pelo “São Martinho”, foi quem construiu uma tradição, única no país, e que a União de Freguesias pretende preservar.
Em declarações à Rádio Portalegre, a presidente da União das Freguesias, Raquel Carita, revelou que quem vai dar corpo e continuidade a esta tradição, vai ser o filho de Eduardo Bilé, que vai envergar o traje e fazer o percurso que o seu pai fez durante décadas, no Dia de São Martinho.
Raquel Carita disse ser “uma honra” promover esta homenagem a Eduardo Bilé, prometendo que vai ser “um evento marcante”.
O cortejo que levará o novo São Martinho a visitar estabelecimentos comerciais e “capelinhas” tem início marcado para as 09:00 de sábado, junto à Igreja da Sé, e vai terminar junto ao Plátano do Rossio, no Jardim da Avenida da Liberdade, onde decorre, no mesmo dia, o “Mercadinho das Artes”, estando prevista para as 10:00 a abertura do “Stand-Museu do S.Martinho”.
A União das Freguesias da Sé e São Lourenço vai oferecer castanhas assadas à população.