Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
Nych

Volta a Portugal: russo Artem Nych é o vencedor da 85ª edição

O russo Artem Nych (Sabgal/Anicolor) tornou-se no 64º vencedor da Volta a Portugal em bicicleta ao ganhar o contrarrelógio individual que se disputou em Viseu, na distância de 26,6 quilómetros.

Foi a sétima vitória da temporada de Nych e a décima da carreira profissional, iniciada em 2014 na Rússia, tendo chegada o ano passada à estrutura de Rúben Pereira.

O corredor natural de Kemeroso, na província russa da Sibéria, fez “renascer das cinzas” a equipa sediada em Águeda que parecia ter perdido todas as opções após a desistência de Maurício Moreira, a caminho da Guarda.

Com o triunfo em Boticas, Nych relançou a corrida e com a ascensão à Senhora da Graça, onde foi segundo, envergou a Camisola Amarela e tornou-se no principal candidato ao triunfo na “Portuguesa”.

Entre os portugueses Reis foi o melhor na tirada e Gonçalo Leaça (Credibom/LA Alumínios/Marcos Car) o melhor na geral, ao alcançar o 4º lugar, com Afonso Eulálio (ABTFBetão/Feirense) que foi líder durante vários dias a terminar na 10ª posição. Destaque também para Diogo “Conquistador” Barbosa (AP Hotels & Resort/Tavira/Farense), o filho de Cândido Barbosa, a concluir na 15ª posição e a ser o terceiro português.

Correu o pano na 85ª Volta a Portugal que foi marcada por muitos momentos de emoção e trouxe o Povo para a Estrada. Em 2025 o início da “Portuguesa” será na Maia e o final em Lisboa.