
A empresa Águas do Alto Alentejo (AAA), gestora do sistema intermunicipal de abastecimento de água e saneamento em 10 concelhos do distrito de Portalegre, investiu mais de 15 milhões de euros em equipamentos e criação de infraestruturas.
Em comunicado, a AAA indica que esse investimento foi efetuado nos últimos três anos, servindo a empresa os concelhos de Alter do Chão, Arronches, Castelo de Vide, Crato, Fronteira, Gavião, Marvão, Nisa, Ponte de Sor e Sousel.
“Desde 2021, a AAA já investiu 9,6 milhões de euros em renovação e criação de novas infraestruturas, e mais de seis milhões de euros em equipamentos e tecnologia com recurso a inteligência artificial, que permitirão poupar 10.000 milhões de litros de água potável em cinco anos”, lê-se no documento.
A empresa revela ainda que conseguiu ainda captar “oito milhões de euros” em fundos comunitários, um financiamento que “dificilmente os municípios alcançariam de forma isolada”.
De acordo com a AAA, a rede de abastecimento e saneamento cobre nesta altura quatro mil quilómetros quadrados, o “equivalente a dois terços” do Alto Alentejo.
No plano social, a AAA indica que o apoia “mais de 3.500 famílias através da tarifa social, num investimento conjunto com os municípios que já “ultrapassa os 500 mil euros”.
Citado no comunicado, o conselho de administração que é liderado pelo presidente da Câmara de Ponte de Sor, Hugo Hilário, refere que o projeto da AAA “é um símbolo da capacidade de cooperar, de fazer diferente e de construir em conjunto um caminho com foco num recurso vital, a água”.
Integram o sistema de abastecimento da AAA mais de 1.003 quilómetros de rede de distribuição, 51 captações, 129 depósitos de água entre outras instalações de elevação e tratamento de água para consumo público.
A rede de coletores, que integra o sistema de saneamento da AAA tem ainda uma extensão de mais de 535 quilómetros, coletores esses que recolhem as águas residuais e que posteriormente as estações elevatórias de águas residuais elevam até às estações de tratamento de águas residuais.