Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
Novo bispo

Novo bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco assume desafio com “surpresa e gratidão”

D. Pedro Fernandes, nomeado pelo Papa Leão XIV, o novo bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, encara este desafio com “surpresa, gratidão e algum medo”.

Pedro Fernandes, que falava à Rádio Renascença, confessou que não estava à espera desta nomeação e traçou como primeiro desígnio “encontrar as pessoas e conhecer a realidade de perto, com muita empatia, compaixão e proximidade”.

Anunciar Jesus Cristo e tornar presentes os valores do evangelho “num tempo difícil e numa região envelhecida e despovoada” são também desafios com os quais o novo bispo se compromete.

O Papa nomeou, esta terça feira, D. Pedro Fernandes, religioso Espiritano, como bispo da Diocese de Portalegre-Castelo Branco, sucedendo a D. Antonino Dias, que renunciou por motivos de idade.

O novo bispo, de 56 anos, é natural de Lisboa e traz consigo uma vasta experiência missionária e pastoral, marcada por quase duas décadas em África — entre Guiné-Bissau e Moçambique — e por cargos de liderança na Congregação do Espírito Santo em Portugal. Foi Superior Provincial dos Espiritanos entre 2018 e 2024 e vice-presidente da Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP).

D. Antonino Dias foi nomeado Administrador Apostólico desta Diocese até à tomada de posse canónica do novo bispo, a 16 de novembro, data da ordenação episcopal.