Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
I2jpg

Sousel: Pasto Alentejano e REGA ENERGY selam acordo de 25 anos para produção de biometano

A empresa Pasto Alentejano, sediada em Sousel e referência nacional na produção de ovinos, celebrou um acordo estratégico com a REGA ENERGY para o fornecimento de efluentes agropecuários durante os próximos 25 anos.

O contrato marca um passo decisivo na valorização de resíduos pecuários como matéria-prima para a produção de energia renovável.

Ao abrigo desta parceria, a REGA ENERGY vai investir mais de 40 milhões de euros na construção de uma unidade de produção de biometano em Sousel, com capacidade para tratar até 271 mil toneladas de efluentes por ano.

Através de um processo de digestão anaeróbia, os resíduos serão convertidos em cerca de 165 GWh de biometano — o equivalente ao consumo anual de gás natural do distrito de Portalegre — que será injetado na rede nacional.

Além da energia, o processo permitirá gerar 236 mil toneladas de digerido por ano, um fertilizante natural que poderá ser devolvido aos produtores agrícolas, fechando o ciclo de valorização dos efluentes.

O projeto é apontado como um exemplo de economia circular aplicada à agropecuária, promovendo a sustentabilidade ambiental, a autonomia energética e o desenvolvimento regional.

Com mais de 70% da produção destinada à exportação, o Pasto Alentejano tem vindo a implementar uma política de Zero Waste, valorizando subprodutos como a lã — transformada em edredões ecológicos através da marca Lãmb.

A empresa, com três gerações de história e 150 colaboradores, é o maior empregador do concelho de Sousel e reforça com este acordo o seu compromisso com a inovação, o bem-estar animal e a sustentabilidade.