Rp36anos
IMG

Marvão/Feira da Castanha: Governo assume compromisso de criar mecanismos de apoio aos produtores

O secretário de Estado das Florestas, Rui Ladeira, assumiu, este sábado, em Marvão, o compromisso do Governo em criar mecanismos de apoio aos produtores.

Em declarações à Rádio Portalegre o governante, que presidiu à abertura da 41ª Feira da Castanha de Marvão, afirmou que “tem havido um aumento” no âmbito do Plano Estratégico da Política Agrícola Comum (PEPAC) e deu nota de um “importante mecanismo”, no que diz respeito à renovação intergeracional da agricultura, que consiste no apoio à instalação de negócios de jovens agricultores, cujo valor quase que duplicou, cifrando-se atualmente nos 400 mil euros.

Rui Ladeira anunciou ainda a entrega, em breve, ao Município de Marvão, de um equipamento pesado, um trator de rastos (bulldozer), que poderá servir para arranjar e beneficiar caminhos florestais e cortar as frentes de fogo.

O presidente da Câmara de Marvão, Luís Vitorino, mostrou-se satisfeito, com as “noticias importantes” transmitidas por Rui Ladeira, lembrando que o Parque Natural da Serra de São Mamede, onde se integra Marvão, é um dos “principais ativos da região” e deve ser cuidado de forma contínua.

IMG

Sobre a Feira da Castanha, o autarca disse que o evento costuma, anualmente, atrair cerca de 15 mil visitantes, um número importante para economia local.

Presente na cerimónia, o presidente da Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, sublinhou que Feira da Castanha tem a capacidade de “trazer pessoas de fora”.

A castanha é a rainha da festa e apesar de apresentar um calibre “um pouco mais baixo”, os comerciantes garantem que a qualidade não foi afetada, é o caso de Sérgio Pinto, que já vende castanha, produzida em Porto da Espada, há vários anos. Quanto ao preço, houve um aumento de 50 cêntimos em relação ao ano passado, o quilo custa agora 5 euros. 

IMG

A Feira da Castanha de Marvão abriu este sábado e decorre até domingo. Para além dos magustos, onde deverão ser assadas cerca de quatro toneladas de castanha, a feira conta ainda com a habitual tenda dos produtores, animação de rua e concertos.