
O médico veterinário Ricardo Romão, de 51 anos, é o candidato do movimento independente CLIP (Candidatura Livre e Independente por Portalegre) à presidência da Câmara Municipal de Portalegre nas eleições autárquicas de outubro.
Atualmente líder da bancada da CLIP na Assembleia Municipal, Romão assume o desafio com o objetivo de oferecer uma liderança diferente à autarquia, criticando o atual mandato liderado por Fermelinda Carvalho, eleita pela coligação PSD/CDS-PP, por não ter trazido “nada de novo” à gestão municipal.
O movimento CLIP, que governou o município durante dois mandatos consecutivos entre 2013 e 2021 sob a presidência de Adelaide Teixeira, aposta agora numa equipa renovada para recuperar a liderança da Câmara.
Ricardo Romão lamenta que o atual executivo apenas tenha concluído projetos iniciados pela CLIP, reforçando a necessidade de uma nova abordagem política e administrativa.
Para a Assembleia Municipal, a escolha recai sobre Adelaide Teixeira, antiga presidente da autarquia, que regressa à linha da frente da candidatura.
A equipa que acompanha Ricardo Romão inclui nomes como Luís Carvalho, Ana Sampaio, Diogo Dias, Pedro Ranheta, Ana Cristina Nogueiro e Sérgio Carinhas, numa composição que pretende aliar experiência e renovação.
Nas Juntas de Freguesia, o movimento concorre em três localidades: Sé e São Lourenço, com Adriano Bailadeira; Fortios, com Dora Pinheiro; e Ribeira de Nisa e Carreiras, com Vera Tavares.