Rp Logo Reduzido Branco Vetor Svg
549599894 1138790191759506 6363769739387171893 n

Autárquicas 2025/Portalegre: “mandato pífio” – Ricardo Romão (CLIP) diz que caiu a máscara da presidente da Câmara

O candidato da Candidatura Livre e Independente por Portalegre (CLIP), Ricardo Romão, considera que nos últimos quatro anos a liderança da coligação PSD/CDS-PP no município traduziu-se num “mandato pífio”, acrescentando que “caiu a máscara” à atual presidente, Fermelinda Carvalho.

Ricardo Romão, que falava na sessão de apresentação dos candidatos da CLIP no Jardim da Corredoura fez ainda um balanço negativo do mandato.

O candidato alertou ainda que Fermelinda Carvalho “herdou a melhor situação financeira dos últimos 20 anos”, recordando que a CLIP  enquanto liderou o município, foi capaz de, em oito anos, “recuperar 40 milhões de euros de dívida” herdada de uma gestão PSD.

Caso vença as eleições autárquicas de 12 de outubro, Ricardo Romão, 51 anos, médico veterinário de profissão, espera recuperar projetos lançados pela CLIP enquanto governou o município, como a recuperação do espaço Robinson (antiga fábrica de cortiça), a requalificação da Rua do Comércio e dos espaços adjacentes, que “tinham já um projeto preparado, e que foi abandonado” pelo atual executivo.

Romão lamentou ainda que a Estratégia Local de Habitação, que previa potenciar obras de 28,5 milhões de euros e que devia estar concluída em 2026, tenha ficado por executar.

Em relação às acessibilidades, o candidato defende a deslocalização da estação ferroviária para junto da cidade, o prolongamento do Itinerário Complementar (IC) 13 e ainda a “ligação capaz” a Elvas-Badajoz, “como essencial” ao desenvolvimento do concelho de Portalegre.

Além de Ricardo Romão pela CLIP e Fermelinda Carvalho pela coligação PSD/CDS-PP, entram na corrida eleitoral em Portalegre o PS que candidata o empresário Francisco Silva, o Chega avança com o deputado João Lopes Aleixo e a CDU concorre com o ex-dirigente sindical e gestor de projetos sociais Diogo Júlio Serra.

O executivo da Câmara de Portalegre é formado por três eleitos do PSD/CDS-PP, dois eleitos do PS e dois da CLIP.

As eleições autárquicas estão marcadas para o dia 12 de outubro.