
A vila histórica de Marvão acolhe entre os dias 03 e 05 de outubro o festival islâmico Al Mossassa, para recordar a época da sua fundação pelo guerreiro Ibn Maruan, no século IX.
Promovido pelo município, o festival além de apresentar recriações históricas, conta com espetáculos de música, dança, fogo, artes circenses, artesãos a trabalhar ao vivo, cavaleiros em duelos de espadas, encantadores de serpentes e falcoeiros.
A 18.ª edição do festival conta ainda com a participação de bobos, trapezistas, acampamentos militares (cristão e árabe), uma exposição de armas, oficinas de esgrima e tiro com arco, jogos para crianças e muito mais.
A parte alta da vila de Marvão vai servir por sua vez de palco para recriar o Mercado das Três Culturas, com um leque de produtos, saberes e sabores das culturas islâmica, judaica e cristã à disposição dos visitantes.
Em declarações à Rádio Portalegre, o vice presidente do município, Luís Costa, explicou “um dos grandes destaques” desta edição vai para o espetáculo “O Voo Enamorado das Águias”, que conta a história de um guerreiro vindo do Saara e uma donzela cristã que desafiam a fé, a tradição e uma guerra, para se entregarem a um amor impossível e que se torna numa lenda eterna.
De acordo com a organização, o espetáculo está agendado para as 21:30 dos dias 03 e 04 de outubro.
O município anuncia ainda que “outra das novidades” que o certame vai apresentar passa pela construção de uma escultura de Ibn Marwan, sendo uma peça, com “cerca de meio metro de altura”, criada e trabalhada ao vivo, ao logo dos três dias do festival.
Luís Costa referiu ainda que o espaço da gastronomia e de expositores foi reforçado e que o festival este ano estende-se ao jardim do castelo.
A entrada no evento tem um custo de dois euros, revertendo a eventual receita de bilheteira a favor de instituições particulares de solidariedade social do concelho de Marvão.