![Img 9930[1]](https://radioportalegre.pt/wp-content/uploads/2025/09/IMG_99301-1-scaled.jpg)
A visita aos trabalhos iniciais da empreitada das Infraestruturas Primárias da Barragem do Pisão, no concelho do Crato, agendada para esta segunda-feira, marca oficialmente o início da construção deste projeto estruturante para o Alto Alentejo.
A obra contempla a edificação da barragem, os seus órgãos hidráulicos, o desvio provisório do rio e a central hidroelétrica, dando assim o primeiro passo concreto para transformar a paisagem e o futuro da região.
A visita, com início às 10:00, conta com a presença dos membros do Conselho Intermunicipal da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA) e do Secretário de Estado do Planeamento e Desenvolvimento Regional, Hélder Reis, sublinhando a importância estratégica da iniciativa para o território.
Com um investimento global de 222 milhões de euros, a Barragem do Pisão promete beneficiar mais de 55 mil habitantes de oito municípios, garantir a irrigação de mais de 5 mil hectares de área agrícola e contribuir para a redução de mais de 80 mil toneladas de emissões anuais de dióxido de carbono, através da produção de energia limpa.
Além de reforçar a coesão territorial, o projeto visa assegurar o abastecimento de água potável e impulsionar a transição energética da região.