
A Câmara Municipal de Portalegre está a desenvolver o projeto “Pontes de Saberes”, destinado à população idosa residente nas freguesias rurais, com o objetivo de agilizar o acesso a serviços.
Com um prazo de execução de dois anos e um investimento de 700 mil euros, financiado por fundos comunitários, o projeto visa promover o desenvolvimento local e comunitário das freguesias rurais, através de processos e ações inovadoras que contribuam para o empoderamento da população 55+.
Em declarações à Rádio Portalegre, a presidente da autarquia local, Fermelinda Carvalho, disse que a primeira iniciativa, que decorreu no mês de outubro, designada “Balcão Municipal Social 55+”, teve “uma grande adesão”.
O projeto, que implica a deslocação de duas técnicas do município, tem reunido a população nas juntas de freguesias, onde são apresentados e disponibilizados vários serviços, tais como o apoio à compra de medicamentos.
Durante este mês de novembro, o projeto prossegue com uma nova ação, dedicada à eficiência energética, com sessões de informação e sensibilização sobre hábitos de consumo sustentáveis.
