
Sob o mote “Universidade Politécnica 20/30 construir o futuro aqui” Luís Loures foi reeleito, por unanimidade, presidente do Politécnico de Portalegre para o quadriénio 2025/2029.
Em declarações à Rádio Portalegre o dirigente disse que os objetivos de futuro passam por dar continuidade ao processo de afirmação do Politécnico a vários níveis, nomeadamente na captação e aumento do número de estudantes, reforço na investigação, internacionalização, emprego e empreendedorismo.
Paralelamente, e enquanto parceiro ativo da dinâmica do território onde se insere, o Politécnico pretende continuar a dinamizar a cidade de Portalegre.
Segundo Luís Loures, o compromisso com a cidade é já bastante visível, com as novas residências, que sublinha, foram construídas com recurso a financiamento do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), receitas próprias na ordem dos três milhões de euros e zero euros municipais.
Com as novas residências, os estudantes do Politécnico, que em todas as formações são mais de três mil, passam a dispor de cerca de 600 camas.
Loures destacou ainda o “contributo líquido” do Politécnico na atracão de jovens, para uma região que continua a perder população. Já sobre a fixação no território, o mesmo responsável reivindica medidas políticas, a nível central e local.
Luís Loures é presidente do Politécnico de Portalegre, desde 2021, foi o único candidato que se apresentou a sufrágio e foi reeleito em reunião do Conselho Geral, realizada na tarde de 30 de setembro. A tomada de posse terá lugar, em sessão pública, após a homologação dos resultados da votação pelo ministro da Educação, Ciência e Inovação.