
O secretário de Estado da Administração Interna, Telmo Correia, disse esta terça-feira que a obra do novo Centro de Formação da GNR em Portalegre e do comando territorial, num investimento de cerca de 100 milhões de euros, deverá arrancar em 2026.
O governante, que falava aos jornalistas no final da cerimónia militar do 17º. aniversário do Comando Territorial de Portalegre da GNR, que decorreu no Crato, explicou que o projeto de execução da obra “está a ser concluído”.
De acordo com Telmo Correia, nos últimos tempos foram efetuados alguns “acertos necessários” no projeto, estando nesta fase “em análise final” os pormenores entre o município de Portalegre e a GNR.
A nova infraestrutura vai contar com um conjunto de 22 edifícios e instalações de apoio, e uma praça multifuncional no interior, estando este equipamento dimensionado para acolher um efetivo de cerca de 1.210 pessoas, entre oficiais, sargentos, guardas, civis e formandos.
O atual Centro de Formação da GNR em Portalegre está instalado no Convento de São Bernardo, ao abrigo de um protocolo de cedência entre os ministérios da Defesa e da Administração Interna.
As novas instalações do centro de formação e do destacamento territorial ocuparão um terreno com 11 hectares, na zona industrial, tendo o município assegurado a cedência do terreno, tal como a infraestruturação e acessibilidades.
O investimento da Câmara de Portalegre neste projeto, que implicou também a expansão da zona industrial, foi de três milhões de euros, comparticipado em 85% por fundos comunitários.
