
O ultramaratonista em ciclismo, Tiago Cação, está novamente a pedalar pelas estradas de Portugal com o ambicioso Projeto 278, que visa percorrer 6.000 km por todos os 278 municípios do território continental.
A iniciativa tem como principal objetivo sensibilizar as autarquias para a necessidade urgente de repensar a mobilidade urbana, promovendo o uso da bicicleta como meio de transporte sustentável e saudável.
Após ter sido forçado a interromper o projeto em junho, apenas dois dias após o arranque, devido a uma pneumonia bilateral, Tiago regressou à estrada com renovada determinação. A nova partida aconteceu no início de setembro, e o ciclista mantém o objetivo de concluir o percurso até ao final do mês, com chegada prevista a Lisboa.
Esta sexta feira, Tiago Cação está em plena travessia pelo distrito de Portalegre, com visitas agendadas a Elvas, Campo Maior, Arronches, Monforte, Fronteira, Sousel, Avis, Alter do Chão, Crato e Portalegre. Sábadocontinuará a jornada pelos municípios de Marvão, Castelo de Vide, Nisa e Gavião.
Em cada localidade, Tiago entrega uma carta às autarquias, apelando à inclusão da bicicleta no topo da pirâmide da mobilidade e à implementação de políticas que favoreçam os modos de transporte ativos.
Para além da vertente ambiental e social, o Projeto 278 tem também um forte componente turístico. Com o apoio do Turismo de Portugal e o Alto Patrocínio do Presidente da República, a iniciativa pretende posicionar Portugal como um destino de excelência para o cicloturismo