A delegação de Portalegre da Ordem dos Advogados, presidida por Margarida Curinha, manifestou-se “preocupada” com a falta de condições físicas e humanas nos tribunais da Comarca de Portalegre.
A responsável, que falava esta sexta-feira no Centro de Congressos da Câmara de Portalegre, à margem das comemorações do centenário daquela ordem, lamentou ainda a falta de advogados numa região onde a delegação é composta por cerca de 100 advogados.
Presente na cerimónia, que contou com uma apresentação de trabalhos sobre os advogados e a Constituição, através de alunos das escolas do primeiro ciclo dos Fortios, Praceta e Corredoura, o bastonário da Ordem dos Advogados, João Massano, lamentou a degradação dos edifícios do tribunais, sublinhando que a Justiça é o “parente pobre” dos direito fundamentais.
A sessão contou também com a presença do Juiz Presidente do Tribunal de Constitucional, José João Abrantes que destacou o papel da Constituição e a importância das crianças aprenderem sobre cidadania
