Greve da função pública fecha escolas e serviços no Alto Alentejo

A greve dos trabalhadores da função pública, esta sexta feira, está a ter impacto direto no Alto Alentejo, com vários agrupamentos e centros escolares encerrados e alguns serviços municipais com adesão a 100%.

Segundo a União de Sindicatos do Norte Alentejano, A paralisação é particularmente visível nas escolas da região. Estão fechadas as sedes de agrupamento de Avis, Crato, Fronteira e Arronches, a EB2,3 de Boa Fé, as EB1/JI de Cabeço de Vide, Santa Luzia e Avis e a Escola Secundária de Campo Maior. Também não abriram os Centros Escolares de Alter do Chão, Castelo de Vide, Gavião e Monforte.

Em Portalegre, estão encerradas as escolas do Atalaião, Assentos, Mouzinho da Silveira e Corredoura. Em Elvas, não funcionam Alcáçova, Raposeira, Jardim de Infância, 1.º ciclo de Santa Luzia e Adelaide Cabette. Em Campo Maior, apenas o 2.º ciclo está a funcionar.

Nos serviços municipais, a recolha de resíduos não foi assegurada no Crato e em Nisa, onde a adesão de 100% levou à substituição de trabalhadores em greve. No Gavião, o setor operacional regista 80% de adesão.

Esta greve iniciada às 00:00 desta sexta feira dura 24 horas.  O protesto da função pública foi convocado por três estruturas sindicais afetas à CGTP. Os trabalhadores exigem regerssar às negociações com o Governo em nome da valorização da carreira e dos salários.

Outros Destaques