Festas do Povo voltam a transformar Campo Maior num jardim de papel

Mais de 400 mil visitantes são esperados nas tradicionais Festas do Povo de Campo Maior, que vão decorrer entre 08 e 16 de agosto, contando este ano com um investimento de “perto dos dois milhões de euros”.

Em declarações à Rádio Portalegre, o presidente da Associação das Festas do Povo de Campo Maior, João Manuel Nabeiro indicou ainda que, para engalanar as mais de 100 ruas envolvidas no evento, devem ser usados cerca de 50 toneladas de papel.

Por estes dias, os serões em Campo Maior têm sido passados a criar flores de papel, pelas mãos de dezenas de mulheres, espalhadas por diversas casas.

No entanto, apesar de estarem envolvidos nesta edição mais de quatro mil voluntários,  as mulheres que transformam o papel em flores lamentam a falta de mão-de-obra, principalmente por parte da juventude, que manifesta pouco interesse em aprender esta arte.

Enquanto as festas não começam, o trabalho é diário e árduo, não há tempo a perder. E, em cada casa, o espaço já escasseia. Por todo o lado, estão armazenadas milhares de flores de papel e adereços que prometem, novamente, “fazer florir” mais de 100 ruas de Campo Maior, em agosto.

As festividades, que decorreram pela última vez em 2015, são conhecidas por apresentarem dezenas de ruas daquela vila alentejana ‘engalanadas’ com milhares de flores de papel, feitas à mão pela população.

Realizadas por vontade popular, as festas foram reconhecidas, em 2021, como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

O bilhete diário para edição de 2026 das Festas do Povo de Campo Maior custa oito euros “em venda antecipada” e, posteriormente, ficará a 10 euros, enquanto o passe geral para os nove dias do evento tem um valor de 15 euros.

Outros Destaques