Mais de 200 participantes, em representação de 114 municípios e entidades intermunicipais, vão reunir-se na próxima terça-feira, 13 de outubro, em Elvas, para discutir a cibersegurança da Administração Local.
O Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas recebe a 3.ª edição do Fórum de Cibersegurança da Administração Local, promovido pelo Centro Nacional de Cibersegurança, em cooperação com a Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo e o Município de Elvas.
O encontro pretende reforçar a capacidade de resposta das autarquias perante incidentes e ameaças informáticas, através da partilha de conhecimento, cooperação e criação de canais de comunicação entre municípios e entidades intermunicipais.
A iniciativa inclui sessões de sensibilização destinadas aos executivos municipais e sessões técnicas dirigidas aos profissionais responsáveis pela cibersegurança e segurança da informação nas autarquias.
A edição deste ano decorre num contexto de entrada em vigor do novo Regime Jurídico da Cibersegurança, que reforça as exigências nesta área para as entidades abrangidas.
A sessão de abertura está marcada para as 9h45 e contará com as intervenções de Joaquim Diogo, presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, José Rondão Almeida, presidente da Câmara de Elvas, e Lino Santos, coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança.
O encerramento está previsto para as 16h45, com a participação de Ricardo Pinheiro, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, e Lino Santos, coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança.
Imagem: Cloud Target
