Portalegre/Festas da Cidade: Luís Romão reforça simbolismo do 12 de Outubro nas celebrações dos 476 anos

O presidente da Assembleia Municipal de Portalegre, Luís Romão, eleito pela coligação PSD/CDS-PP. destacou hoje a importância simbólica e política do 12 de outubro, data em que os portalegrenses voltaram a escolher, nas últimas eleições autárquicas, Fermelinda Carvalho e a sua equipa para liderar o município.

Para o autarca, esse momento representou “uma afirmação clara de Portalegre enquanto capital de distrito”, reforçando a confiança dos cidadãos no projeto autárquico em curso.

Intervindo na sessão solene comemorativa dos 476 anos da elevação de Portalegre a cidade, Luís Romão sublinhou ainda que o atual mandato marcou “os primeiros passos decisivos” no campo das acessibilidades, com destaque para o estudo prévio da ligação de Portalegre à autoestrada, um dossier há muito reivindicado pela região e considerado estratégico para o desenvolvimento económico e a fixação de população.

A cerimónia decorreu este sábado no Centro de Congressos da Câmara Municipal de Portalegre, reunindo autarcas, entidades e representantes da comunidade.

A sessão solene integrou a homenagem às três personalidades distinguidas com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata. Armindo Santana, figura maior da música portalegrense, recebeu o aplauso pela obra que há décadas alimenta a vida cultural da cidade. A título póstumo, foram evocadas as trajetórias de Luís Leite Rio, designer e artista plástico cuja criatividade marcou gerações, e de Conceição Grilo, antiga diretora da Escola de Hotelaria.

Outros Destaques