A Barragem do Caia, no concelho de Elvas, suspendeu todas as descargas de superfície e de fundo, depois de o nível de armazenamento ter descido para cerca de 174 milhões de metros cúbicos.
O processo de descargas tinha começado a 26 de janeiro, às 09:00, com a abertura das comportas de superfície, numa altura em que a albufeira atingiu os 205 milhões de metros cúbicos, ultrapassando a sua capacidade total, que ronda os 191 milhões de metros cúbicos.
A 2 de fevereiro, a barragem iniciou também descargas de fundo, reforçando o escoamento devido ao volume excecional acumulado.
A suspensão agora registada marca o fim de um período de quase três semanas de descargas contínuas, num ano que volta a confirmar a tendência hidrológica favorável na região.
Este é já o quarto ano consecutivo em que a Barragem do Caia procede a descargas de superfície, um facto inédito desde a sua construção, em 1963.
A albufeira, que abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, além de garantir água para regadio, tem beneficiado de sucessivos anos de precipitação acima da média, refletindo-se em níveis de armazenamento historicamente elevados.
