Castelo de Vide acolheu esta quarta‑feira, durante a manhã, a edição de 2026 dos Jogos Olímpicos Seniores Adaptados, uma iniciativa da Fundação Nossa Senhora da Esperança que, este ano, marca um avanço histórico: pela primeira vez, o evento integrou pessoas cegas e com baixa visão.
Entre as participantes estiveram duas mulheres invisuais, oriundas de uma instituição de Lisboa, que falaram à Rádio Portalegre. Ambas adoraram a iniciativa e consideram que a sua presença, pela primeira vez, “é um desafio a outras pessoas cegas e com baixa visão para que participem também”, sublinhando que a inclusão plena só acontece quando há oportunidade de estar, competir e conviver.
A quarta edição dos Jogos decorreu ao ar livre, no Estádio Municipal Manuel Rodrigues, reunindo cerca de 400 participantes de mais de 30 instituições, provenientes de 10 concelhos do Alto Alentejo, de Valência de Alcântara (Espanha) e do Projeto Sexto Sentido, do Porto.
Em declarações à Rádio Portalegre, João Palmeiro admitiu que “a organização dos jogos é pesada, sobretudo por envolver pessoas com dificuldade de mobilidade”, mas destacou que “as coisas correram bem” e que existem condições para dar continuidade ao evento nos próximos anos.
O programa dos jogos integrou 13 modalidades adaptadas, entre elas boccia, estafetas, penáltis, lançamento do peso e halterofilismo, ajustadas a diferentes ritmos, capacidades e necessidades.
