O Alto Alentejo vai contar com chuva persistente até ao final da manhã desta quinta-feira, passando depois a regime de aguaceiros, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que tem sinalizado esta região alentejana com aviso amarelo.
Em declarações à Rádio Portalegre, o meteorologista da IPMA, Jorge Ponte, indicou ainda que na sequência da depressão Leonardo, o vento vai sentir-se com maior intensidade na região de Portalegre a partir desta noite e até à tarde desta quinta-feira, com rajadas entre os 70 a 80 quilómetros/hora.
A passagem da depressão Leonardo por Portugal Continental está a intensificar a instabilidade meteorológica e levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a antecipar para as 06:27 desta quarta‑feira a ativação do aviso amarelo para o distrito de Portalegre, devido à previsão de chuva por vezes forte e persistente.
O aviso, que inicialmente só deveria entrar em vigor às 21:00, irá manter‑se ativo até às 09:00 de quinta‑feira.
A influência da depressão Leonardo não se ficará pela precipitação, sendo que o IPMA vai emitir um segundo aviso amarelo, válido entre as 00:00 e as 15:00 de quinta‑feira, desta vez motivado por rajadas de vento.
A situação meteorológica resulta da sucessão de frentes atlânticas associadas à depressão Leonardo, inseridas num padrão mais amplo de instabilidade que deverá prolongar‑se pelo menos até meados de fevereiro, trazendo chuva frequente e períodos de vento forte a várias regiões do país.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda especial prudência na circulação rodoviária, alertando ainda para a possibilidade de cheias rápidas em meios urbanos e para a queda de ramos ou árvores, sobretudo nas áreas mais expostas ao vento.
