Marvão honra as tradições do contrabando do café com caminhada pela raia luso-espanhola

Mais de uma centena de caminheiros vão sair, este sábado, de Galegos (Marvão) para percorrer os cerca de 10 quilómetros da Rota do Contrabando do Café.

Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Marvão, Luís Costa, ao longo dos outrora trilhos do contrabando, haverá animação com recriações históricas.

Galegos, La Fontañera e Pitaranha são as localidades atravessadas pela Rota Contrabando do Café.

A partida está agendada para as 09:00, junto à antiga escola primária dos Galegos, onde os caminheiros poderão degustar as típicas migas de pão com carne de porco frita e “café do contrabandista”.

Em Marvão, o contrabando foi, durante largos anos, o principal sustento para muitas famílias, principalmente o de café, devido à existência de pequenas torrefações no concelho.

Esta atividade de alto risco realizava-se, essencialmente, durante a noite, para que fosse mais fácil escapar às patrulhas de guardas e carabineiros, que controlavam a fronteira entre os dois países.

Outros Destaques