
Carla Tomé Domingos, natural de Gavião, distrito de Portalegre, é a primeira mulher da GNR a atingir o posto de Brigadeiro-General, um marco histórico para a instituição.
Numa nota publicada no sítio oficial da Presidência da República na Internet lê-se que “dando cumprimento ao previsto no Estatuto dos Militares da Guarda Nacional Republicana (GNR), o Presidente da República assinou os decretos de promoção de Oficiais Generais, onde se inclui a primeira mulher da GNR a atingir o posto de Brigadeiro-General, a Coronel de Administração Militar Carla Tomé Domingos”.
Também na Internet, a GNR assinala “um marco histórico para esta Instituição centenária”.
A Brigadeiro-General Carla Tomé Domingos ingressou há 33 anos no Curso de Oficiais da GNR e é a primeira mulher promovida a Oficial General.
A GNR destaca o percurso da Oficial “exemplo de dedicação e profissionalismo, inspirando não só camaradas, mas especialmente as mulheres que vestem a farda da Guarda Nacional Republicana (…) um marco que reflete, de igual forma, o compromisso da instituição para com a igualdade de género e de oportunidades, assente na competência e no mérito dos seus militares”.
Carla Tomé Domingos é filha de José Chambel Tomé, um dos principais fundadores da Rádio Portalegre, que faleceu em 2020, vítima de doença prolongada.
