“Sem a rádio e sem o jornal ninguém nos ouve”

O director do Jornal Alto Alentejo assinala os 20 anos do semanário com um alerta para a perda de leitores, a desvalorização do rigor informativo e os crescentes custos que ameaçam a imprensa regional.

O Jornal Alto Alentejo assinalou domingo, dia 1 de novembro o 20.º aniversário da sua primeira edição. Na data que marca duas décadas de publicação ininterrupta, o director e fundador, Manuel Isaac Correia, alerta para os desafios que enfrentam os órgãos de comunicação social regionais.

Em entrevista à Rádio Portalegre, Manuel Isaac defendeu que a rádio e os jornais continuam a desempenhar um papel essencial na afirmação, promoção e defesa dos interesses do Alto Alentejo, considerando que sem estes meios a região “fica sem voz”.

O jornalista mostrou-se preocupado com a quebra dos hábitos de leitura e com o que considera ser uma crescente falta de preocupação com o rigor da informação. Um fenómeno que, sublinhou, representa um problema para a sociedade e não apenas para os meios de comunicação.

Manuel Isaac traçou ainda um retrato pouco optimista da realidade regional, apontando o despovoamento e as dificuldades económicas como factores que fragilizam o território.

Quanto ao futuro do jornal, admitiu que uma das maiores preocupações passa pelos custos de impressão, um desafio particularmente sentido pelas publicações de pequena tiragem. O fundador do semanário reconhece que a eventual necessidade de abandonar a edição em papel é uma hipótese que o inquieta.

O Jornal Alto Alentejo nasceu em 2006 da convicção de que havia espaço para um projecto de informação de âmbito regional. Vinte anos depois, continua a chegar semanalmente às bancas e a acompanhar a actualidade ”terra a terra”.

Outros Destaques