As Tapeçarias de Portalegre ganham novo destaque com o lançamento do livro Tec(S)endo Portalegre, apresentado pela Universidade de Évora.
A obra, coordenada por Telmo Garção Lopes, com apresentação esta sexta feira em Évora e Portalegre, reúne contributos científicos de investigadores de sete centros de investigação nacionais e resulta do colóquio realizado em maio de 2025 no Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino.
Publicado pelo Centro de História da Arte e Investigação Artística (CHAIA) da Universidade de Évora, no âmbito de um projeto financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, o volume propõe uma leitura multidisciplinar sobre a técnica e o legado das Tapeçarias de Portalegre, sublinhando a necessidade de salvaguarda e valorização deste património singular.
Telmo Garção Lopes, coordenador editorial, referiu que o livro constitui um marco no aprofundamento do conhecimento sobre uma tradição que continua a definir a identidade cultural da cidade.
O mesmo responsável reforçou ainda o papel da academia na investigação artística e patrimonial, destacando Portalegre como referência nacional e internacional no universo das artes têxteis.
O livro ficará disponível no site da Universidade de Évora e em municípios, museus e bibliotecas.
