
A Barragem do Caia, no concelho de Elvas, mantém desde segunda‑feira, descargas de superfície, na sequência da subida contínua do nível de armazenamento.
A infraestrutura está atualmente a libertar cerca de 80 metros cúbicos de água por segundo, o equivalente a 80 mil litros, para garantir a segurança da barragem e o equilíbrio da gestão hídrica.
Segundo Luís Rodrigues, gestor da Associação de Beneficiários do Caia, as descargas só poderão ser suspensas quando deixar de chover e o volume armazenado começar a descer. À data de hoje, a albufeira regista cerca de 202 milhões de metros cúbicos, atingindo o nível pleno de armazenamento.
As descargas tiveram início depois de o volume ter ultrapassado os 98% da capacidade, então equivalente a cerca de 187 milhões de metros cúbicos. A situação mantém‑se devido à persistência da precipitação e ao caudal afluente elevado.
Este é o quarto ano consecutivo em que a Barragem do Caia realiza descargas de superfície, um cenário inédito na história da infraestrutura, construída em 1963, e que reflete a sucessão de anos hidrologicamente favoráveis na região.
Com capacidade total para cerca de 191 milhões de metros cúbicos, a barragem abastece os concelhos de Elvas, Campo Maior, Arronches e Monforte, além de assegurar água para regadio em milhares de hectares agrícolas.
